Qual o melhor momento para pensar em captação de alunos?

Qual o melhor momento para pensar em captação de alunos?

Em meio a tantas incertezas e ao aumento de demandas nas escolas diante da pandemia do Covid-19, muitos gestores escolares estão totalmente absorvidos pelas questões do dia a dia de elaboração de atividades pedagógicas, o uso de tecnologias de informação para mediar o ensino, capacitação de professores para este novo cenário, impasses com as famílias em relação à aspectos financeiros, e etc, que combinados pressionam a gestão e muitas vezes impedem que seja olhado além das dificuldades atuais.

E os desafios são grandes agora e também na volta às aulas. Em estudo realizado pelo Todos Pela Educação, foram levantados alguns desafios da volta às aulas:

  • Impacto emocional nos alunos e profissionais da Educação
  • Abandono e evasão escolar
  • Retorno gradual com precauções com a saúde
  • Cumprimento da carga horária exigida por Lei
  • Avaliação diagnóstica e recuperação da aprendizagem
  • Comunicação frequente com os pais e responsáveis
  • Articulação entre instituições locais que impactam a política educacional
  • Contextualização das ações no nível da escola
  • Atendimento intersetorial como esforço perene
  • Institucionalização de políticas de recuperação da aprendizagem

Este mesmo estudo, destaca quatro possíveis legados, que, se bem aproveitados, podem representar avanços substantivos nos médio e longo prazos. São eles:

  • articulação intersetorial como esforço perene;
  • institucionalização de políticas de recuperação da aprendizagem;
  • fortalecimento da relação família-escola;
  • introdução da tecnologia como aliada contínua.

Entendemos que apesar do futuro ser incerto, é fundamental que as Escolas pensem e planejem o futuro. Para isso, é importante não perder de vista a captação, que juntamente com o trabalho de retenção de alunos, indicarão a saúde da gestão escolar.

É certo que as famílias estão inseguras, estressadas e com receio de investir, mas ao mesmo tempo elas querem e tem a vontade de encontrar a “luz no fim do túnel”, e enxergar uma oportunidade.

Entender a psicologia do consumidor neste momento de pandemia, trará subsídios para que seja estabelecida uma comunicação inteligente, rápida e criativa com os pais e famílias.

“Não se trata de captar matrículas friamente, mas sim de preparar o terreno e lançar as sementes para colher na época adequada, e não esperar a época da colheita para plantar”, ressalta a Sócia-Diretora da EloEduca, Roberta Simões.

Nessa preparação do terreno, é importante não se distanciar dos atuais e futuros alunos e famílias, neste momento difícil. Quem cultivar o marketing da empatia será lembrado e considerado no futuro.

Para Roberta Simões, “divulgar as formas de apoio às famílias nos âmbitos de uso de tecnologias de informação, recursos pedagógicos e ações e políticas de acolhimento emocional aos pais e aos alunos, é uma estratégia interessante nesta fase de preparação do terreno para quem já está adotando alguma dessas práticas e também grande oportunidade para as escolas que não iniciaram.

Separamos 6 dicas de como as escolas podem começar a se preparar para captação de alunos:

  1. Engajamento de professores e colaboradores. Eles são peças chave para disseminar os pontos positivos e valores da escola;
  2. Comunicar-se frequentemente com as famílias, mais do que o habitual. Elas ser informadas de tudo que possa impactar no seu estado psicológico, emocional e financeiro;
  3. Estimular depoimentos de alunos atuais. Os alunos que estão vivenciando todo esse momento terão um argumento único sobre a experiência proporcionada pela escola;
  4. Trabalhar o branding nas redes sociais. Reforçando ou criando um posicionamento alinhado às necessidades atuais das famílias;
  5. Praticar a escuta ativa. Observar as redes sociais próprias e dos concorrentes para identificar oportunidade e necessidade de atuação;
  6. Atenção máxima ao site e redes sociais e aos canais de comunicação existentes na escola. Nenhum contato deve ser negligenciado. Se as famílias querem falar com a escola, ela deve estar preparada para responder.