Escolas particulares de baixo custo tem ganhado espaço no mercado.
Com o fortalecimento da classe C antes da crise econômica, a redução de poder aquisitivo das faixas média e média alta nos anos, as empresas low cost ganharam espaço, e já fazem parte de um fenômeno mundial que se baseia na escalabilidade para conquistar o mercado: baixo custo com alta qualidade de serviços.
E um dos segmentos que despertou para isso, foi o da Educação. É o fenômeno Smart Fit nas escolas particulares, e um dos grupos pioneiros nesta proposta foi o Sistema Educacional Brasileiro (SEB).
Basicamente as escolas low cost, tem como proposta oferecer educação de qualidade, tecnologia, ensino de inglês, aprendizado digital e outras formações complementares com segurança e infraestrutura, mas com preços de mensalidade acessíveis se comparados aos praticados historicamente pelo mercado. Na maior parte dos casos, o preço das mensalidades varia entre R$ 500 e R$ 800.
Conforme dados do Censo Escolar, o número de alunos nas escolas públicas do país, caiu 8%, entre 2013 e 2017, e as matrículas nas escolas privadas cresceram 7%.
Essa oportunidade de mercado, tem se mostrado promissora, pois é uma alternativa para satisfazer, majoritariamente, a demanda do público classe C que tem filhos em escolas públicas, e pessoas que aumentaram seu poder aquisitivo e fazem questão de destacar parte desse incremento de renda em educação, matriculando seus filhos em escolas particulares boas e baratas. Além de contemplar famílias com filhos que sempre estudarem em escolas privadas, mas que em virtude da queda de poder aquisitivo, precisam reduzir os custos com educação.
Mas como conciliar escalabilidade e qualidade?
Um ponto crucial aqui é a definição e aceitação do posicionamento de mercado. Não há problema nenhum em focar em um posicionamento voltado para baixo custo. Há público para todos os tipos de escolas.
Neste ponto também é importante, estudar bem como comunicar esse posicionamento, pois isso será crucial para o sucesso da escola.
Essas escolas de baixo custo, necessitam trabalhar com uma gestão mais enxuta, e precisam mudar seu mindset, operando com foco no volume de matrículas, usando espaços físicos proporcionalmente mais reduzidos para facilitar a manutenção, adotar uma nova forma de organização do seu espaço físico, funcionários multitarefas, que desempenham mais de uma função na escola.