A educação infantil brasileira cresceu 12,6% nos últimos anos de acordo com o Censo Escolar 2019.
Com a presença cada vez maior no mercado de trabalho, as mulheres que precisam conciliar a maternidade com a carreira profissional tem optado por colocar as crianças em escolas ou creches. E apesar da rede municipal de ensino concentrar a maior parte das matrículas da educação infantil, com 71,4%, existe uma grande oportunidade para a rede privada, que já possui 27,9% do total das matrículas da educação infantil.
De acordo com o Censo Escolar 2019, houve um aumento de 12,6% nas matrículas da educação infantil nos últimos cinco anos, e este crescimento foi impulsionado, principalmente, pelas matrículas em creches, com 167.800 registros a mais do que no ano anterior, uma variação de 4,7%. Em relação a 2015, as matrículas em creches cresceram 23,2%.
E como as escolas podem se preparar para “surfar” nesta onda de crescimento das matrículas do ensino infantil?
A seguir 3 dicas rápidas de como captar mais alunos para a sua escola.
1 – Faça uma análise do mercado de atuação da escola
Estudar o mercado não requer grandes investimentos, mas também não é apenas olhar e repetir o que os concorrentes estão fazendo.
Existem muitos dados disponíveis no Censo Escolar que são bastante interessantes para gerar insights sobre o mercado e sobre projeção do mesmo, como: Quantidade de alunos matriculados por etapa de ensino por ano; e Quantidade de escolas na sua região de abrangência; etc.
2 – Defina seu posicionamento de mercado
Posicionamento de mercado pode ser entendido como a imagem que a sua escola tem na mente dos seus consumidores, neste caso, na mente dos pais e alunos. E essa percepção é construída pela cultura da instituição, bem como com as práticas diárias da Direção, dos coordenadores pedagógicos, dos professores, da política de preço de mensalidades, etc.
Um estudo do posicionamento de mercado adequado favorecerá que as escolas aproveitem as melhores oportunidades no mercado educacional da sua região, visto que ele consiste em ressaltar aspectos que diferenciam uma escola da outra.
3 – Trace estratégias de captação certas e personalizadas
Não existe uma estratégia única de captação de alunos. É necessário conhecer bem o negócio, os consumidores e os recursos que se pode contar para que seja possível elaborar a estratégia mais adequada para cada tipo de escola e para cada estágio de vida da instituição.
O fato é que nem sempre grandes investimentos são sinônimo de mais captação de alunos. Investir em estratégias on-line e off-line, automação de marketing, uso de redes sociais são caminhos que costumam cercar bem os pais dos futuros alunos.